quarta-feira, março 08, 2006

Cuidado! Não se aproximem do Ernesto.

Caros amigos, aconselho vivamente a todos aqueles que ainda não foram contagiados pela varicela para que não entrem em contacto directo com o nosso amigo Ernesto.



Definição:

A varicela é uma doença infecciosa produzida pelo vírus Varicela-Zoster, caracterizada clinicamente pelo aparecimento de manchas vermelhas múltiplas e difusas, que geralmente provocam comichão e febre. A infecção tem maior gravidade em recém-nascidos, adultos e pacientes imunodeficientes (desnutridos, grávidas, etc.).

A infecção é transmitida por pessoas com varicela por contacto directo e através das vias respiratórias; é extremamente contagiosa, pode ocorrer em qualquer idade mas afecta em especial as crianças entre 5 e 10 anos de idade. O período de incubação é de 10 a 21 dias e as pessoas infectadas podem contagiar desde 48 horas antes do aparecimento das lesões na pele, até que alcançam a etapa de crosta (entre 6 e 7 dias).

Quadro Clínico:

Depois do período de incubação, as manifestações clínicas aparecem caracterizadas por febre, mal-estar geral e manchas vermelhas. Estas últimas aparecem rapidamente, de formas múltiplas, e evoluem em poucas horas, de manchas a lesões sobrelevadas da pele (pápulas), depois a cavidades cheias de líquido (vesículas), depois se enchem de um material purulento (pústulas) e, por último, formam-se as crostas.

O surto começa com o aparecimento de manchas pequenas distantes umas das outras e em número variável, que cobrem o couro cabeludo e o tronco para depois disseminar-se pelo resto do corpo. Estas lesões também podem se apresentar na boca, na conjuntiva do olho e nos órgãos genitais.


Tratamento:

A infecção pelo vírus Varicela-Zoster tem um curso benigno e geralmente não requer tratamento. Este pode requerer apenas medicamentos para combater a febre, mas deve-se lembrar que o uso de medicamentos tipo aspirina está contra-indicado, pelas graves complicações que pode causar no sistema nervoso central e no fígado.

O aciclovir é o antiviral que tem sido mais extensamente avaliado no tratamento do vírus.

5 Comments:

Blogger luisfixe said...

Força Ernesto.
E lembra-te, não coces essas borbulhitas

1:40 da manhã  
Blogger Bao said...

Será que aquilo é mesmo varicela? Eu acho é que o Ernesto se resolveu pintar para comemorar a passagem do grande Benfica. Grande Ernesto, assim é que é.

1:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eheh... e voçês ainda se riem. Isto não tem muita graça! Porra está a dar-me uma comichão.

7:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O pessoal por aqui anda com uma moral..! Assim está bem...

12:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

oh carago, tiraram akela treta em k falava da aliança do ernesto cromo? E agora que eu até tenho foto da anilha... Eu vi, eu vi... Metam ca isso outra vez... hihihi

11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home